Sabes como treinar o teu cérebro a ser positivo?

Janeiro 3, 2022 Atualidade, Concelho, Mundo, Saúde
Cláudia Velez de Melo

É crucial não deixarmos de nos cuidar física e psicologicamente e arranjarmos estratégias para manter a mente sã.

Nos tempos que atravessamos, sabemos que temos de nos proteger do vírus que é bastante contagioso, que precisamos de estar afastados para não o propagarmos, que temos de lavar as mãos, para não o espalhar através do toque ou das nossas mucosas, mas também temos de prestar atenção ao nosso stress, mental e emocional, como a ansiedade, depressão, pânico…tudo o que envolve a nossa saúde mental e emocional.

 “A nossa higiene mental é tão importante como lavar as nossas mãos, temos de desinfetar os nossos pensamentos”.

Dr. Daniel Amen, psiquiatra

Os pensamentos negativos automáticos, atacam-nos de várias perspetivas diferentes e deixar que não nos dominem é uma capacidade que exige trabalho constante. Tal como temos de comer melhor ao longo do tempo para sermos saudáveis, não pode ser só uma vez, o mesmo acontece com a nossa higiene mental.

Temos de ter atenção ao que dizemos a nós mesmos, manter um bom diálogo interno, advém da forma como reagimos à realidade, da forma como percecionamos o que se passa à nossa volta.

Os pensamentos mentem muito, não temos de acreditar em cada pensamento que temos. E são, normalmente os pensamentos em que acreditamos que nos conduzem à ansiedade, ao medo e até ao pânico.

“As pessoas que têm uma linguagem catastrófica, um diálogo interno muito depreciativo consigo mesmo, terão um enorme impacto a nível fisiológico”.

O nosso corpo responde a cada pensamento que temos. Um pensamento ansioso, preocupado, zangado, raivoso, assustado e até de ódio, fará com que nos sintamos doentes, afetando o nosso sistema imunitário.

O impacto do stress no nosso sistema imunitário é muito significativo, torna-nos mais vulneráveis a ficarmos doentes. Contudo alguma ansiedade é benéfica para fazermos o que é certo. Porém o stress crónico danifica o cérebro. Para compreenderem um pouco melhor do que vos falo, o stress danifica uma área do cérebro chamada de hipocampo, envolvido na memória e disposição. Segundo o Dr. Daniel Amen, diariamente criamos 700 novas células no hipocampo, mas temos a função de as proteger e fazemo-lo a dormir. Por isso, a melhor forma de ter um sistema imunitário saudável é desligar a TV e os dispositivos eletrónicos e fazer algo relaxante à noite.

Como manter uma mente sã?

Biologicamente, temos de cuidar do nosso cérebro.

Psicologicamente, não acreditar em todos os pensamentos que temos.

Socialmente, ver com quem estamos ligados, outras pessoas seguirão o nosso exemplo.

Espiritualmente, porque estamos neste planeta? Qual é o nosso sentido mais profundo de significado e propósito?

Sabias que ajudar outras pessoas, fortalece o nosso sistema imunitário? Porque quando saímos da nossa “cabeça”, as coisas tornam-se menos difíceis.

 “Precisamos de ter hábitos certos”.

Foca-te em ter um pensamento “limpo”, quando o nosso cérebro está bom, a nossa mente segue-o. Treina o teu cérebro para o que está bem, em vez, de o treinar só para o que está errado.

Todos os dias ao acordar dizer” Hoje, vai ser um bom dia”, porquê? Porque o meu cérebro vai descobrir o porquê de hoje ser um bom dia.

Antes de ires para a cama à noite, dizer “o que correu bem hoje?  e é incrível o encontro com tantas coisas boas que correram bem, tudo porque procuraste o que correu bem, em vez, de estares focado no que correu mal.

Tem um bom dia!!!

Especialista em Perfis Comportamentais, Enfermeira & Terapeuta em Saúde Integrativa Sistémica

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima