Sabia que equipamentos recondicionados beneficiam igualmente de garantia legal?

Dezembro 29, 2021 Atualidade, Concelho, Opinião

Muitos são os consumidores que optam por comprar equipamentos, como telemóveis, consolas ou computadores, à venda em estabelecimentos comerciais, por um preço mais acessível e com a mesma qualidade, sendo recondicionados, ou seja, não são totalmente novos, mas apresentam-se em boas condições.


Mas fica a dúvida, não sendo novo, se avariar o consumidor pode pedir a troca?

Na verdade, apesar de serem equipamentos recondicionados, estes equipamentos vendidos em loja ou estabelecimento comercial beneficiam de uma garantia obrigatória igual à dos bens novos. Portanto, até ao final deste ano, os equipamentos vendidos beneficiam de uma garantia legal de 2 anos para defeitos de origem.

Relembramos que os produtos adquiridos após 1 de janeiro têm um prazo de garantia de 3 anos, sendo que no terceiro ano o consumidor terá de provar que se trata de um problema de origem.

Esta alteração obriga também a que os vendedores tenham que mencionar na fatura quando o artigo comprado se trata de um equipamento recondicionado. Se for necessário acionar a garantia, o problema deve ser resolvido através da reparação da avaria ou através do reembolso do montante gasto pelo consumidor na compra do equipamento
ou, ainda, pela substituição do bem por outro com as mesmas características. Ou seja, o vendedor não é obrigado a substituir o equipamento recondicionado por um outro igual novo. Se lhe for negado estes direitos, apresente reclamação.

Informe-se connosco. A DECO – Delegação Regional do Minho, sita na Avenida Batalhão Caçadores, 9, Viana do Castelo encontra-se disponível podendo contactar-nos através do 258 821 083 ou por e-mail para deco.minho@deco.pt. Visite o nosso site em www.deco.pt

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg
Tags:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima