
Já te questionaste porquê que o cancro de uma pessoa é diferente do cancro de outra pessoa? Porque a causa emocional é diferente de pessoa para pessoa.
Uma das peças mais profundas de conhecimento que podem mudar o que nós experimentamos é que a qualidade de vida é determinada pela qualidade das nossas emoções.
Com o objetivo de fazer as mudanças necessárias na nossa vida, precisamos de reconhecer as emoções que estão por trás da situação que estamos a viver, para assim mudar os comportamentos que levam à situação que queremos mudar. Resumindo, mudando a tua emoção, mudas o teu comportamento.
Para compreenderes um pouco melhor…
“Toda a emoção liberta uma resposta bioquímica e toda a doença começa no campo energético”.
“Tudo é energia e isso é tudo que há, é preciso sintonizar na frequência que você deseja e, inevitavelmente, essa é a realidade que você terá. Não tem como ser diferente. Isso não é filosofia, isso é física!”
Albert Einstein
Segundo a medicina chinesa, cada órgão possui uma energia/frequência, quando está baixa significa que o órgão não está a funcionar bem ou então está doente.
Com as nossas emoções acontece o mesmo. Dr. David Hawkins, médico Psiquiatra, estudou a tabela de consciência, que é a medição dos níveis de consciência dos seres humanos. Cada emoção tem uma frequência, se vibrares em padrões emocionais mais altos, podes atingir a escala acima de 200Hz da Coragem; se vibrares num padrão emocional mais baixo, podes atingir a tristeza, até à depressão. Esta escala consegue avaliar em que área estamos a vibrar menos e, então, mudar essa vibração, através do teste dos estados emocionais.

Hawkins descobriu que o nível de consciência de 200 Hz é um nível critico em que todas as pessoas doentes estão abaixo deste valor.
Então, o que fazer para elevar o nosso nível de consciência? O que podemos nós fazer?
Só desenvolvendo a nossa consciência podemos melhorar a nossa saúde.
Abaixo do nível de 200 Hz estão os campos de atração de vergonha, culpa, apatia, aflição, medo, desejo, raiva e orgulho.
No nível critico de 200 Hz vem a coragem e a sua habilidade para fortalecer o ego, para retirá-lo da condição de vítima inerente às baixas frequências emocionais. Aqui é quando a pessoa se depara com a doença, deixa de se vitimizar e tem coragem de a enfrentar.
A um nível de 300 Hz, a pessoa elevou-se acima de muitas emoções de conflito, para alcançar o otimismo.
No nível de 400 Hz, a pessoa alcança a aceitação e o perdão, trazendo também a compreensão e o significado para a vida.
Para alcançar o nível de 500 Hz, a pessoa precisa de estar espiritualmente consciente. Neste nível, o amor e o perdão incondicional está muito presente.
Para alcançar o nível de iluminação acima de 700 Hz, o nível mais alto da consciência humana. É a união do ser com o todo, o fim do eu, o fim do ego, sendo extremamente raro alcançar este nível.
Será necessária uma razão mais forte para quereres trabalhar as tuas emoções? Vê o que podes alcançar no avanço de cada nível de consciência. Vê o que pode trazer à tua saúde. Antes de quereres tratar o teu corpo físico, terás de tratar o teu corpo emocional, mental e espiritual. Não podemos separar a mente do corpo. As emoções estão interligadas, com as doenças físicas. Traumas, eventos de valência emocional negativa, influenciam o nosso corpo físico, gerando as doenças.
A doença é sempre para transcender alguma coisa, vem sempre na tentativa de ser eliminada, como se estivesse a pedir socorro para nós.
A emoção pede ao corpo físico uma forma de ser eliminada. E o corpo fica retendo, retendo, retendo até provocar uma inflamação crónica, até dar origem a uma doença.
Na medicina oriental, a doença nada mais é do que a manifestação de algo que está impedindo o curso natural da vida. É a consciência que se exprime, através de um traumatismo físico ou de uma doença, na tentativa de eliminar a origem do problema e alertar a pessoa para mudar de rota.
“Todas as doenças começam num processo de não aceitação, levando a uma luta interior”.
Os grandes problemas que geram as nossas doenças é a não aceitação do que nos acontece, então vivemos lutando contra o que nos acontece. O resultado desta luta manifesta-se no corpo físico e o local diz-nos contra o que estamos lutando.
Recordo uma utente que acompanhei que estava num estado emocional de apatia, tinha uma alergia generalizada no corpo, tinha episódios em que se coçava o tempo todo. As alergias são reações de defesa excessivas do organismo, perante um agente externo, em que o organismo, reage violentamente para se proteger.

Era uma pessoa muito submissa ao marido e muitas vezes era vítima de violência psicológica. Quando percebeu que tinha de se libertar de uma pessoa que lhe era tóxica e dizer “basta” à alergia, começou a melhorar significativamente. Ao ter compreendido que foi uma forma de proteção inconsciente que o seu corpo arranjou, compreendeu que, na vida, tinha de se libertar do que lhe era tóxico de uma forma saudável, sem prejudicar o seu corpo. Ao tomar consciência do que estava a acontecer na sua vida, hoje, com os recursos que tem, libertou-se do que a estava a pôr doente.
Desafio-te a imaginares um dia ser possível descobrires porque és como és, porque ages e te comportas dessa maneira que só tu sabes e é exatamente essa maneira que mostra a pessoa que tu és. Imagina que seria possível mudares algumas coisas que não gostas em ti.

Agora, imagina que tens uma doença em que tens dificuldade em lidar com ela ao ponto de poder condicionar o teu dia a dia. Imagina ser possível descobrires a causa da tua doença e aprenderes que mudanças tens de fazer na tua vida para teres mais saúde. Não falo só de saúde física, falo da saúde emocional, mental e espiritual.
O que estarias disposto a fazer para mudares as tuas emoções negativas, conheceres-te profundamente e melhorares a tua saúde como nunca imaginaste?
Conto no meu E-BOOK “6 secretas verdades para desbloqueares a tua mente, para enfrentares a tua doença e as adversidades do dia-a-dia”, o caminho que eu escolhi, espero que te inspire.

Para aceder ao meu site, clica no link https://coachingtransformacional.pt, onde terás todas as informações necessárias, desde o trabalho que desenvolvo e o programa que criei “Desbloqueia a tua mente e encontra o teu caminho”.
“Muda a tua mente, muda o teu corpo”.
Por: Cláudia Velez* – Enfermeira, EneaCoach (Especialista em Perfis Comportamentais) e Terapeuta em Saúde Integrativa Sistémica (SIS)
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)