Sala Guilhermina Suggia enche de novo com Concerto Final do Ano Letivo do Conservatório de Música de Barcelos

Junho 18, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

No passado dia 16 de junho, o Conservatório de Música de Barcelos (CMB) realizou o seu já tradicional Concerto Final de Ano na Casa da Música, no Porto.



Pelo terceiro ano consecutivo, nesta emblemática sala, o concerto afirmou-se como ponto alto do riquíssimo e diversificado plano anual de atividades da instituição. Com a participação de cerca de 400 alunos, a Sala Guilhermina Suggia, completamente esgotada, foi imbuída do espírito festivo, numa verdadeira gala final de ano, da e para toda a Comunidade Educativa do CMB.

O programa apresentado, próximo do grande público, foi constituído por duas partes distintas e que se completaram. Na primeira parte, atuou o Coro de Iniciação e 2º Ciclo, com“Dó, Ré, Mi” & “My Favourite Things” (Sound of Music), de Oscar Hammerstein, Richard Rodgers e Irwin Kostal; a Orquestra Juvenil de Cordas e Coro 3º Ciclo, com “Barco Negro” (David Mourão-Ferreira) e “Os Putos” (Carlos do Carmo); a Orquestra Juvenil de Coros e Coro 3º Ciclo, com “Queen in Concert” (arr. Jay Bocook); a Orquestra de Sopros e Coro Galtom, com “Moment for Morricone” (Johan de Meij).

Na segunda parte, atuou o Coro dos Pequenos Cantores, com “Totus Tuus” (Rihards Dubra); o Coro Galtom, com “Only Sleep” (Eriks Esenvalds); a Orquestra de Cordas, com “Meditation” (Jules Massenet), com Inês Carvalho como solista, e “Palladio” (Karl Jenkins); a Orquestra Sinfónica e Grande Coro, com “O Don Fatale” (Don Carlo), de G. Verdi (Solista – Cláudia Pereira), “Sonatina” 1º and. Allegretto, de F. Moreno Torroba (Solista – João Carvalho), e “Danzón n.2 “, de A. Marquez.

“Este projeto, idealizado desde o início ano letivo, materializou-se essencialmente no trabalho desenvolvido nas aulas de Classes de Conjunto e num ensaio intensivo no dia que antecedeu a apresentação, bem como de toda a dedicação da comunidade educativa, desde a direção, professores, alunos, pais e funcionários”, refere o CMB em nota.

Sob a liderança da Direção Pedagógica do CMB, este projeto teve como professores responsáveis as Professoras Ágata Ricca e Alexandra Quinta e Costa (Coro Iniciação), Joana Ribeiro (Coro 2º ciclo), Isabel Silva (Coro 3º ciclo) e Maria João Gonçalves (Coro Galtom) e os Professores Jorge Teixeira (Orquestras de Cordas) e Carlos Martinho (Orquestras de Sopros e Orquestra Sinfónica). Contou com a participação dos alunos em regime integrado, articulado com as escolas protocoladas com o CMB – Agrupamento de Escolas de Barcelos, Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Agrupamento de Escolas Vale de Tamel, Agrupamento Vertical de Vila Cova, Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e Colégio da Trofa – e regime supletivo.

“A direção do CMB congratula-se com mais este feito educativo e agradece aos pais, alunos, professores e a todas as entidades que connosco colaboram, pelo empenho e dedicação”, conclui.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Até para o ano…

Não, caros leitores…não nos estamos a despedir de vós! Com o surgimento
Ir Para Cima