
Olá, viva, caros leitores!
Esta semana desportiva foi de vosso agrado? Espero bem que sim.
Por falar em desporto, vamos ao que nos interessa cá pelas nossas “bandas” e, sem dúvida, o nosso futebol popular.
Esta semana não nos trouxe muitas novidades, pois tudo se manteve como estava!
Na 1ª, os seis primeiros fizeram o que lhes competia: vencer os respetivos jogos e sonhar com o título.
Começo pelos Leões: voltaram às vitórias, por 3-1, frente ao Silva. Lideram com 47 pontos. O Silva (10º, 23 pontos), nesta segunda volta, só fez um ponto em 3 jogos!
O Macieira (2º, 44 pontos) também venceu, pelo mesmo resultado da semana transacta: 3-1. Desta vez, foi em casa, com o Baluganense (13º, 21 pontos).
Há duas equipas que nesta segunda volta só sentem o “sabor das vitórias. Uma delas é o Leocadenses (3º, 41 pontos), que foi a única equipa a vencer fora de portas nesta jornada, frente ao Cossourado (penúltimo, 14 pontos). 1-3 foi o resultado final.
Outra equipa que só sabe vencer nesta viragem de campeonato, e que não sofreu qualquer golo, é o Carvalhal (3º, 41 pontos), que recebeu e venceu o Campo (11º, 22 pontos) por 2-0.
O Carapeços tinha um jogo difícil, frente ao atual campeão, que recebeu e venceu, por 2-1. Carapeços (40 pontos), com meia centena de golos marcados, ocupa o 5º lugar. O Pereira é 7º, com 28 pontos.
A defesa de “betão”, Remelhe (6º, 36 pontos), voltou a não sofrer golos! Conseguiu a goleada da jornada, 4-0, com o último classificado, o Pedra Furada, que conta com apenas 6 pontos.
Palme (8º, 27 pontos), que nas duas últimas jornadas venceu os respetivos jogos, esta semana recebeu, e empatou, com o Perelhal (9º, 25 pontos), equipa que na anterior jornada tirou 2 pontos aos líderes.
Um jogo muito esperado na luta pela manutenção era o Negreiros – Fragoso. A divisão de pontos foi para as duas equipas, com o resultado final a ficar empatado a 2. O Negreiros é 15º, com menos um jogo e 20 pontos. Já o Fragoso é 11º, com 22 pontos.
Outro jogo não menos importante na luta por um lugar na divisão maior era, sem dúvida, o Oliveira-Feitos. À partida para este jogo, as duas equipas partilhavam o mesmo lugar. Com a vitória a sorrir aos homens da casa, por 3-2, o Oliveira saiu da zona de “linha de água”, ocupando o 13º lugar, com 21 pontos. Já o Feitos, que ainda não pontuou na segunda volta, mantém o 16º lugar, com 18 pontos.
Na próxima semana, destaco o Pedra Furada-Leões da Serra, Campo-Macieira, Leocadenses-Negreiros, Fragoso-Carvalhal e o Feitos-Carapeços.
Na segunda divisão também nada de novo: os todos os seis primeiros empataram! Senão vejamos:
O Lijó (1º, 45 pontos) tinha um jogo difícil em casa e aqui se viu, mais uma vez, que o Lijó não é tão forte em casa como fora de casa! Nesta jornada voltou a perder pontos. Empatou a 1 frente ao Fonte Coberta (3º, 39 pontos). O Fonte Coberta não deixou, assim, fugir o comboio para a subida de divisão.
Outro jogo empolgante era em Aborim. Os locais recebiam o Sequeade e o resultado é o espelho do que estas equipas têm produzido neste campeonato: golos e competividade! O resultado final foi um empate a 2. Com este desfecho, o Sequeade partilha o 1º lugar, com 45 pontos, e o Aborim mantém o 5º, com 31 pontos.
O único jogo que ficou em branco foi entre o 4º e o 6º! Falo-vos do Paradela (33 pontos) e o São Martinho (30 pontos). Estas duas equipas continuam, então, na luta pela subida.
O jogo com mais golos foi o Estrelas (13º, 18 pontos) 4-Milhazes (12º, 19 pontos) 3! Foram 7 golos a fazer a delícia do povo!
Na próxima jornada, destaco o Cristelo-Lijó, Sequeade-Águas Santas, Carvalhas-Paradela, Milhazes-Aborim, o “dérbi dos dérbis” São Martinho-Estrelas e o “jogo da semana”, o Fonte Coberta-São Mamede.
Por esta semana é tudo.
Uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!
Por: Luís Gonçalves*.
(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)