Serviços de Ação Social dos Institutos Politécnicos apresentam plataforma SASocial

Dezembro 14, 2021 Atualidade, Concelho, Educação

Os Serviços de Ação Social dos Institutos Politécnicos apresentam, na próxima quarta-feira, 15 de dezembro, às 14h30, no Instituto Politécnico do Cávado e Ave, a plataforma open source de serviços digitais “SASocial”, numa cerimónia que conta com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. 

A criação da rede “Comunidade SASocial”, que junta nove institutos politécnicos é o passo que se segue ao trabalho colaborativo iniciado em 2018 que resultou no desenvolvimento da plataforma SASocial, uma solução tecnológica destinada a facilitar o acesso dos estudantes a um extenso conjunto de apoios e serviços prestados pelos Serviços de Ação Social de cada um dos politécnicos envolvidos. 

Além do IPCA, integram esta rede os institutos politécnicos de Viana do Castelo, Bragança, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Setúbal. 

A plataforma SASocial é constituída por um total de 27 microserviços, disponibilizados em diferentes dispositivos (web, móvel, quiosques, POS e tv), conforme as necessidades de cada instituição.  

No caso do IPCA, os estudantes podem aceder ao serviço de refeições nas cantinas, designadamente para consulta das ementas diárias e reserva de almoço e/ou jantar, consultar a base de dados com ofertas de alojamento privado nas proximidades do Campus e aceder ao serviço CABI | U-bike para requisitar bicicletas que a instituição disponibiliza à comunidade académica. Ali, encontram ainda acesso ao serviço da Bolsa de Estudantes e podem consultar, diariamente, notícias sobre a atividade do IPCA. 

Estes projetos surgiram no âmbito da Comissão Especializada do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, o CCISP, e constituem uma evidência da capacidade técnica das instituições envolvidas. 

A iniciativa representa um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, que irá beneficiar de forma direta mais de 48.000 estudantes. 

Fonte: IPCA

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

mod-art-300-250.jpg

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Em busca de um sonho

Lino Araújo, natural de Balasar – Póvoa de Varzim, empresário de 32
Ir Para Cima