Sessão formativa sobre COVID-19 para profissionais do pré-escolar

Maio 29, 2020 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo, Política

O Município de Barcelos, em articulação com a Unidade de Saúde Pública (ACES Cávado III), promoveu, nos dias 28 e 29 de maio, no Auditório dos Paços do Concelho, ações de formação sobre as boas práticas a implementar nos espaços de acolhimento de crianças do ensino pré-escolar, destinado a todos os colaboradores, entidades e parceiros afetos a este nível de educação.



O plano de formação contou com a participação de cerca de 150 profissionais que obtiveram orientações muito importantes quanto à segurança e higiene em contexto escolar, e representa a retoma das atividades letivas que vão iniciar-se na próxima segunda-feira, dia 1 de junho.

Entre os temas abordados nesta iniciativa, que teve como objetivo preparar o pessoal não-docente para receber os mais pequeninos em segurança e em que se pretendeu alertar e formar a comunidade escolar para a nova realidade imposta pela COVID-19, destacam-se a desinfeção dos espaços, a correta utilização das máscaras e, em geral, o cumprimento das orientações da DGS para abertura das creches e dos jardins-de-infância.

Esta é uma oportunidade de reorganizar e adequar os espaços que vão receber as crianças do pré-escolar e ter conhecimento dos procedimentos a executar, de forma a isolar os riscos e evitar focos de contágio. A formação permitiu, ainda, a todos os agentes educativos, operacionalizar circuitos e métodos de higiene e segurança, mediante a realidade de cada espaço escolar.

“Estas ações de formação fazem parte da estratégia da Câmara Municipal de Barcelos no âmbito das normas de desconfinamento gradual dos serviços e espaços coletivos municipais, designadamente nos espaços educativos que agora são reabertos”, refere o Município.

Os jardins de infância e as Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar (CAF e AAAF) reabrem na segunda-feira, dia 1 de junho.

As orientações e normas da DGS que serviram de base são:

– Orientação nº 25 de 13/05/2020 – Medidas de Prevenção e Controlo em Creches Familiares e Amas;

– Orientação nº 14 de 21/03/2020 – Limpeza e desinfeção de superfícies em estabelecimentos de atendimento ao público e similares;

– Norma nº 007 de 29/03/2020 – Prevenção e Controlo de Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19): Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima