Solidariedade

Fevereiro 23, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Opinião

Dizem-nos os antropólogos que foi a SOLIDARIEDADE que nos fez passar da ordem dos primatas para a ordem dos seres humanos. Quando os nossos ancestrais saíam para procurar alimentos, não os comiam individualmente. Traziam-nos para o grupo, partilhando-os. Assim, a solidariedade está na génese da humanidade.

Vivemos tempos de individualismo, competição e falta de olhar para o próximo.



Ser solidário leva o humano a deixar transparecer o melhor de si mesmo nas mais diversas situações do dia a dia e da sua história.

A ajuda desinteressada também se reflete na identidade pessoal e social de cada um. Aumenta a autoestima e dá sentido às nossas competências. Recompensam-nos com o prazer de contribuir para o bem-estar e a felicidade do outro e também nos dá prazer de participar no funcionamento e na melhoria da sociedade.

Fazer ao outro o que gostaríamos que nos fizessem a nós, chamamos de egocentrismo disfarçado de boa vontade, mas, fazer ao outro aquilo que ele precisa naquele momento e naquela situação. Isto sim, é boa vontade.

Os LIONS são o veículo prefeito para atender a necessidade de servir, sendo agentes, por excelência, da diferença, procurando identificar as necessidades mais prementes nas comunidades em que se inserem e criando formas para tornar o mundo num lugar com que todos sonhamos.

Finalmente, como diz Franz Kafka, a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

Por: CL Manuela Queiroz* (Lions Clube de Barcelos).

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da autora)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima