A SOPRO – Solidariedade e Promoção ONGD informou, em nota enviada às redações, que a Missão de Voluntariado de 2020 para Moçambique está cancelada. “No contexto atual causado pelo COVID-19, não estão reunidas todas as condições de segurança, sanitárias e logísticas necessárias para a realização da Missão de Voluntariado. Como é de conhecimento público as condições sanitárias em Moçambique, são muito precárias e embora a SOPRO cumpra com rigor do protocolo de proteção dos voluntários para uma missão dita ‘normal’, a situação causada pelo COVID-19 ultrapassa-nos em muito”, refere.
Apesar de a Missão de Voluntariado ser cancelada, a SOPRO garante continuar a dar todo o apoio aos 162 Afilhados através da Comunidade dos Irmãos de La Salle Moçambique, com os quais mantém o contacto regular. Todas as escolas moçambicanas já foram fechadas, entre elas a Escola João XXIII, o Colégio La Salle e o Centro Assistencial e Educacional de La Salle (CEALS), que apoia crianças e jovens de rua. No CEALS, embora não haja atividades pedagógicas, os Irmãos de La Salle estão a servir 490 refeições diárias, garantindo a única refeição destas crianças e jovens.
“Tendo em conta o cenário atual, não será possível enviar voluntários a partir de Portugal para Moçambique, em 2020. Não temos todas as condições de segurança garantidas”, conclui a ONGD barcelense.
Imagem: SOPRO.