Teatro de Balugas no Festival de Teatro de Machico

Setembro 29, 2021 Atualidade, Concelho, Cultura

Este sábado, pelas 21h00, o Fórum Machico (Madeira) recebe, no âmbito do Festival de Teatro de Machico, a peça “Pão Nosso”, o espetáculo que representou Portugal este ano no Mónaco, no Mondial du Théâtre, o maior e mais importante festival de teatro amador do mundo.

Foi também o trabalho vencedor do CONTE – Concurso Nacional de Teatro com o Prémio Ruy de Carvalho para Melhor Espetáculo em 2020, e um dos três espetáculos finalistas nomeados para Melhor Espetáculo Internacional nos prémios ESCENAMATEUR da Confederação de Teatro Amador em Espanha.

O “Pão Nosso” já tinha sido premiado, no ano passado, no Concorso Teatrale Internazionale “Città di Chivasso”, para Melhor Espetáculo e Melhor Encenação, em Itália.

A peça de teatro, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, fala-nos da aldeia de Balugães (Minho), terra onde já se amassou muito pão e onde se talharam muitas gamelas de pinho. O pão era o sustento, as gamelas também. Uma relação de pequenas histórias que contam mais do que o artefacto, o alimento, o labor. Uma recolha de memórias, ladainhas, cantigas e ofícios, recuperando utensílios e articulando artisticamente com a comunidade a criação do espetáculo. A partir daqui, o Teatro de Balugas aborda de uma forma teatral e poética o ciclo do pão na aldeia, reconstruindo-o a partir de princípios diferentes não tradicionais e quase oníricos.


Veja aqui o vídeo promocional do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=YR-33jNBzcc
Ficha artística do espetáculo: https://osamadoresdebalugas.wordpress.com/portfolio/em-cena-4/

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima