Torre Medieval recebe o Figurado pelas mãos de Conceição Sapateiro

Março 15, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

De 17 de março e 22 de abril a Torre Medieval recebe a exposição “Conceição Sapateiro – Uma Vida de Barro”. Organizada pela Câmara Municipal de Barcelos, a exposição retrata o percurso de uma vida dedicada à modelação do barro.



Esta exposição é mais um momento de homenagem e de comemoração da riqueza do figurado de Barcelos, produção certificada que, dia após dia, se assume como produto cultural de excelência e, atualmente, uma referência a nível mundial no âmbito da criatividade, com a atribuição a Barcelos da distinção de Cidade Criativa da UNESCO.

Maria da Conceição Alves Fernandes nasceu a 2 de março de 1952, em Galegos Santa Maria. Tornou-se conhecida como Conceição “Sapateiro” numa homenagem ao seu pai. É filha de Maria de Lurdes Alves Macedo – barrista conhecida por “Lurdes Vigo” – e de Joaquim Araújo Fernandes, sapateiro. Cresceu numa família de artesãos e, desde muito cedo, iniciou-se nas artes do barro.

As suas peças caracterizam-se pela ampla difusão de cores, com uma clara opção pelos tons garridos, pelas formas volumosas e extravagantes e pelo vidrado que lhes confere um esplendor singular. Destacam-se as peças ligadas à vida quotidiana na região, com especial ênfase para a mulher e para o traje regional, os temas de cariz religioso e festivo, como os santos, presépios, Cristos, paixão e Páscoa, o Galo de Barcelos, entre muitas outras figuras.

A exposição pode ser vista, todos os dias, das  9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.

Fotos: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima