“Trocas de presentes”

Dezembro 30, 2020 Atualidade, Compras, Opinião

A família já trocou presentes e no fim verificou que alguns artigos são repetidos, que outros não são do agrado do contemplado ou que simplesmente não são do tamanho adequado.

Precisa agora de efetuar a sua troca.

Saiba como fazer:

– Se o artigo não estiver em condições: a reparação ou a troca, a redução adequada do preço e a resolução do contrato com a devolução do montante pago são situações prevista na lei das garantias.

Tratando-se de um presente, talvez não tenha o comprovativo da compra ou o recibo. Há solução: se pagou com cartão tem o talão de Multibanco, que indica o nome, a morada e o número de contribuinte do estabelecimento comercial, o dia e a hora da compra, o terminal de pagamento automático, o número da transação e o número da mensagem, o número do comerciante, o nome do consumidor, número do seu cartão Multibanco e da entidade emissora e o montante.

Se pagou o presente em dinheiro é mais difícil provar o pagamento e exigir a troca ou a devolução do dinheiro.

Quando o artigo não apresenta defeito, e se a venda não foi feita online, o comerciante não é obrigado a trocá-lo. Muitos fazem-no por cortesia. O mesmo acontece se o produto tiver um defeito e indicar que a redução de preço se deve a essa razão.

Comprou em linha? Tem 14 dias seguidos (prazo de livre resolução) para devolver o presente, sem problemas ou pagamentos. Mas o presente é “personalizado”, exemplificando, a camisola de futebol com o nome do filho gravado, então não pode ser trocado. O mesmo acontece com o CD ou DVD a que retirou o selo.

Não se esqueça de guardar todos os talões, comprovativos ou recibos. Assim, tem as ofertas todas acauteladas e pode, ainda, fazer as suas contas. 

Viste o nosso site e-compras e fique a par de todas as informações sobre as compras feitas on-line.

Para estas e mais informações a DECO – Delegação Regional do Minho encontra-se disponível podendo contactar através do 258 821 083 ou por e-mail para deco.minho@deco.pt.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade da DECO)

Fonte|Foto: DECO

O Barcelos na Hora procura estar na linha da frente do processo de mudanças tecnológicas e relacionais, sempre atento à inovação e promovendo a interação com os seus leitores, para isso, precisa do seu apoio, este, é cada vez mais importante para o nosso desenvolvimento e crescimento, na partilha e divulgação de informação útil, clara e isenta.

Apoie o Jornal online de Barcelos na Hora, a partir de 1€

 




Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima