Turismo: Norte com “casa cheia” para celebrar a Páscoa

Março 30, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

As taxas de ocupação, nesta altura do ano voltam, a ser muito boas para o turismo do norte, com 18 concelhos a ultrapassar os 90%. Bragança, Arcos de Valdevez, Baião, Melgaço, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vimioso são concelhos que a norte lideram esta lista e que se aproximam de uma ocupação de 100%.



Da recolha de dados, feita pelas unidades hoteleiras da Região, é de realçar, este ano, o aumento da estada média para quatro noites e uma grande predominância de espanhóis (média das capitais de distrito acima dos 50%).

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) lançou a Agenda da Páscoa & Semana Santa, num convite à descoberta da vasta oferta turística da Região, neste que é um dos períodos de maior celebração religiosa. Entre eventos de cariz religioso, gastronómico e cultural, são 166 ao todo, distribuídos por 71 municípios, compilados na publicação. Obviamente, o concelho de Barcelos também surge na referida agenda.

“Esta seleção de eventos de celebração da Páscoa e da Semana Santa segue a orientação definida na nossa estratégia de levar os visitantes à descoberta de todo o território e através de vários produtos turísticos. Neste caso, a agenda disponibilizada agora, continua a dar a conhecer os mais variados eventos alusivos a esta época religiosa, com a sugestão de diversos programas culturais e gastronómicos, procurando equilibrar a procura dos visitantes pelos quatro subdestinos. É interessante percecionar que estamos a conseguir alcançar estes objetivos: temos dados que nos mostram um grande equilíbrio na lotação hoteleira, com mais dias de permanência e nalguns casos a ocupação é praticamente devida ao mercado espanhol”, adianta o presidente da TPNP, Melchior Moreira.



Sobre a Agenda da Páscoa & Semana Santa

De entre os de cariz religioso, destacam-se as procissões do Senhor Morto, do Senhor dos Passos e do Enterro do Senhor, das Endoenças, em Barcelos, as cerimónias religiosas emblemáticas do Lava-pés, da tradição do Pão Quente, da Bênção dos Ramos, da visita às igrejas e as representações cénicas da Via Sacra. A Queima do Judas é também um costume pagão enraizado em vários concelhos. Os cânticos e as orações das cerimónias da Semana Santa culminam no Domingo de Páscoa com a Visita Pascal, tradição assinalada nesta agenda com o enfoque merecido.

São de destacar, igualmente, as Semanas Santas de Braga, de 14 de março a 09 de abril, que, para além dos atos religiosos, abrange um extenso programa cultural. A gastronomia também marca a sua presença durante esta época e consta desta publicação. Os programas concelhios assinalam, igualmente, toda a intensa atividade cultural que ocorre nestes 40 dias, como exposições em diversos museus ou a abertura das portas dos mosteiros aos concertos de Páscoa.

A referida agenda encontra-se disponível para consulta e download no site da TPNP (basta clicar no link e entra automaticamente: http://www.portoenorte.pt/pt/agendas/ ), nas diversas lojas interativas de turismo dos municípios, no aeroporto Francisco Sá Carneiro e no Porto Welcome Center.

Fonte e imagem: TPNP.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima