Um Novo Desafio

Janeiro 1, 2022 Atualidade, Concelho, Opinião
Susana Barbosa

A convidada a escrever o artigo do mês de Janeiro no espaço da Intensify World é Susana Barbosa, natural de Macieira de Rates, com 21 anos é licenciada em Gestão pela Universidade do Minho. Atualmente, frequenta o Mestrado de Finanças e Fiscalidade na Faculdade de Economia do Porto e assumiu recentemente o cargo de Secretária no Executivo da Junta de Freguesia de Macieira de Rates.

As eleições autárquicas de 2021 foram as primeiras autárquicas em que votei, dado que, nas anteriores, ainda não tinha atingido a idade legal para exercer o meu direito de voto.

Aquando da constituição das listas para as eleições, fui convidada para integrar a lista do nosso Presidente, José Padrão. Fiquei muito feliz pelo convite, mesmo ainda sem imaginar o que viria pela frente. Aceitei de imediato e participei em vários momentos da campanha eleitoral, realizados na Freguesia.

Terminada a campanha eleitoral e passado o dia de voto, com uma vitória inquestionável para a lista que fazia parte, surge o convite para fazer parte do Executivo da Junta de Freguesia, para o mandato de 2021-2025.

Confesso que no momento em que falaram comigo, fiquei perplexa. Senti um misto de emoções e quando me perguntaram o que tinha a dizer, mesmo sem estar ainda 100% consciente da proposta, aceitei de imediato, sem hesitar.  No entanto, sabia que seria uma responsabilidade e um desafio como nunca antes vivi! Senti, com esta proposta, um enorme voto de confiança.

Estava ciente de que nunca estamos preparados para estes cargos, mas com humildade e vontade de aprender seria mais fácil a adaptação. Tal como me disseram, nestes cargos não existe idade ideal nem status social, mas existe a nossa entrega e desempenho para com o cargo.

Têm sido sobretudo meses de muita aprendizagem e de perceção do quão complexo pode ser o trabalho por detrás de uma Junta de Freguesia. De facto, poucas são as pessoas que têm perceção da complexidade deste trabalho. Existem inúmeras burocracias associadas, por isso, nem tudo é linear ao ponto de hoje surgir uma ideia e amanhã colocá-la em prática.

Neste sentido, tenho dado o meu melhor, com total empenho, cumprimento do cargo e com um espírito de missão.

Há que salientar que o meu lugar neste Executivo surgiu em consequência da lei da paridade, que obriga a que a lista proposta tenha, no caso particular do Executivo, pelo menos uma mulher. Assim sendo, para eu entrar alguém teve de sair. Alguém a quem eu gostaria de deixar um reconhecimento, pela sua coragem de ter saído de um projeto que era seu há oito anos e que poderia ser durante mais quatro. Alguém que teve a humildade de perceber que poderia ser o membro do Executivo com menor disponibilidade, por motivos profissionais. Por isso, Obrigada Dinis, por tudo o que fez pela Freguesia, por tudo o que ainda continua a fazer e por ser a excelente pessoa que é!

Não obstante, não poderia deixar de agradecer aos meus colegas de Executivo que têm sido incríveis comigo, na forma como me têm integrado e ajudado a perceber melhor toda a dinâmica envolvida num Executivo. Mas numa Junta não nos podemos esquecer das pessoas que são contratadas para nos ajudar. A nível interno, temos o caso da nossa administrativa, que também me tem ajudado imenso a compreender melhor o modo de funcionamento de uma Junta de Freguesia.

Além disso, há ainda que destacar aqueles que colaboram com a Junta de Freguesia no exterior e que revelam ser peças fundamentais para o seu bom desenvolvimento e para a sua preservação.

Quanto ao meu futuro, só o tempo dirá o que me reserva. Sou apenas uma jovem com 21 anos, estudante, com muitas ambições, mas que ainda procura o seu rumo a nível profissional.

Seja qual for o Futuro, que seja ainda mais incrível!

PUB

218910333_904017513661701_8501182798823808285_n-1.png

PUB

Captura-de-ecra-2021-04-12-as-11.19.30.png

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima