Unidade de Hospitalização Domiciliária de Barcelos celebra o seu 2.º Aniversário

Março 26, 2021 Atualidade, Concelho, Mundo, Saúde

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Santa Maria Maior, EPE – Barcelos celebra hoje o seu segundo aniversário.

Desde 2019 que os doentes de Barcelos/Esposende que cumprem determinados critérios, têm a possibilidade de ficar internados em casa, recebendo todos os dias a visita do médico e do enfermeiro. Assim, podem receber cuidados no conforto do seu lar, estando menos expostos ao
risco de infeções.

A admissão na UHD tem por base critérios clínicos e sociais devidamente estabelecidos e são doentes que, à partida, não irão evoluir para um quadro mais grave, apresentando comorbilidades controláveis no domicílio e que têm um cuidador. Além destes critérios clínicos, existem outros, como critérios sociais, nomeadamente as condições de habitabilidade e o facto
de o doente pertencer à área de atuação da UHD (critérios geográficos).

Excluídos desta alternativa de internamento estão os doentes com patologia psiquiátrica aguda, ideação suicida, ser usuário de drogas, indigente e/ou sem-abrigo.

Em 2020, a UHD do Hospital Santa Maria Maior, EPE – Barcelos contou com um total de 192 utentes admitidos, 183 utentes com alta, e com uma elevada taxa de satisfação do utente e/o cuidador.

Para assinalar esta data e tendo em conta as contingências atuais impostas pela Pandemia por COVID-19, a equipa da UHD elaborou um vídeo, com um testemunho daquilo que tem vindo a ser o seu trabalho ao longo destes anos.

Fonte: HSMM

PUB

Claudia-Campanha-Bnh.jpg

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima